Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Misericórdia quero, e não sacrifício


Séria e tremenda é esta mensagem de Deus através do profeta Oséias, que até mesmo o Senhor Jesus, em seu ministério terreno, a citou aos religiosos de sua época (Mateus 9:13; 12:7).

E o pior é que séculos e séculos se passaram e o homem ainda não aprendeu o que na verdade Deus quer. A versão da Bíblia NTLH*, por exemplo, traz: “eu quero que vocês me amem e não me ofereçam sacrifícios”, o sentido desse recado divino é que MAIS IMPORTANTE do que atos religiosos, e para ser mais explícito: ir a igreja, fazer isso ou aqui na (ou em nome da) religião, o amor à Deus (sentido vertical de amor) e o amor ao próximo (sentido horizontal de amor) é o que de fato Ele quer de cada um de nós. É claro que isso não dá ao homem o direito de deixar de congregar, com a desculpa “há gente nas igrejas fazendo o que até o diabo duvida”, pois essa não é a vontade de Deus, ex: Hebreus 10:25 – “Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia”. Temos que servir, dentro e fora da instituição religiosa, tendo em mente que servimos a Deus; e também não por obrigação ou outro motivo mesquinho, mas por amor. Lembre-se que as obras, apesar de não serem (a luz das Escrituras) a causa da nossa salvação, devem ser a consequência da mesma (ver Efésios 2:10 e Tiago 2). Logo, que a prática dos ensinos do Mestre dos Mestres seja uma realidade na vida daqueles que de fato tiveram um encontro com Cristo, o Filho do Deus vivo.

Por tanto fica a exortação: a vida piedosa, ou seja, vida de intimidade e amor a Deus, deve vir antes de todo e qualquer ato religioso institucional ou não, pois do contrário eles não terão valor nenhum. Se não fosse assim Maria irmã de Marta, segundo Jesus, não teria escolhido a melhor parte (Lucas 10:42).

“Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine” - 1 Coríntios 13:1.


*Nova Tradução na Linguagem de Hoje.

Nenhum comentário: