Total de visualizações de página

terça-feira, 11 de agosto de 2015

O Papel da Igreja para com o seu Pastor



Introdução

1. - É de suma importância que a Igreja saiba também não só o papel que o pastor tem para com ela, mais saiba também o papel que ela tem para com o pastor!
2. - Neste descobrimento de responsabilidades ou desempenho de papeis, ambos ganharam e se beneficiaram.
3. - A Igreja possuindo um pastor que lhe pastoreia! O pastor, velando por um rebanho que lhe honra e cuida das necessidades materiais dele e da sua família.
4. - Ambos constituíram uma forte equipe que abalará as portas do inferno com a mensagem salvadora do Evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, resgatando almas que estão prestes a sucumbir nas suas aterrorizantes chamas!
5- Então! O que a Igreja precisar fazer para desempenhar bem o seu papel para com o pastor?

Tese: Atitudes Que à Igreja Precisa Ter Para Desempenhar Bem O Seu Papel Com o Pastor

I- Deve tratar o seu pastor com honra. (1 Ts 5:12-13  E rogamos-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós, e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam; 13  e que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós.)

A. - A Igreja deve honrar o seu pastor reconhecendo o tipo de ministério que ele exerce em seu meio.

1. - Reconheçais ou acatar = Estar atento, considerar, confiar.
2. - Três motivos pelos quais a igreja deve considerar o seu pastor!
a-   Porque eles trabalham em seu meio. (1 Ts 5:12 b os que trabalham entre vós,)
b-   Porque eles presidem em seu meio. (1 Ts 5:12 c e que presidem sobre vós no Senhor,)
c-  Porque eles os admoestam. (1 Ts 5:12 d , e vos admoestam;)
Admoestar = nouyetew noutheteo = pôr em mente, acautelar ou reprovar suavemente, preveni, adverti.

B-  A Igreja deve honrara o seu pastor tendo estima por ele. ( 1Ts 5:13  e que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós.)

1- Por que deve estimá-lo?  ( 1 Ts 5:13 b por causa da sua obra.)

2- O que a estima gera? ( 1 Ts 5:13 c Tende paz entre vós.)

C. - A Igreja deve honrar o seu pastor por considerá-lo mensageiro de Deus.  ( 1 Co 4:1 Que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus.)
D- A Igreja honra o seu pastor por considerá-lo um ponto de referência que devem imitar e segui. (Hb 13: 7  Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.)
E- A Igreja honra o seu pastor usando cuidadosos critérios para julgar alguma acusação contra o mesmo. ( 1 Tm 5:19:20   Não aceites acusação contra presbítero, senão com duas ou três testemunhas. 20  Aos que pecarem, repreende-os na presença de todos, para que também os outros tenham temor.)  
F- A Igreja honra o seu pastor obedecendo-o. (Hebreus 13. 7  Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.)

1- Por que a Igreja deve obedecer ao seu pastor?

 Porque ele vela pelos membros. (Hb 13.17 c “ porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar conta delas;)
Velam = grupnew agrupneo = Estar sem sono, mantendo-se desperte. Português = Estar de vigia, de guarda ou de sentinela.

2. - Com que atitude a Igreja deve obedecer ao pastor?
Com alegria. ( Hb 13:17 d “para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.)

II- Deve cuidar bem da vida material do pastor para que ele possa desempenhar bem o seu ministério. (Gl 6:6   E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui.)

A .- O pastor que desempenha bem o seu ministério é merecedor de cuidado redobrado por parte da Igreja. (1 Tm 5:17-18  Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino. 18  Pois a Escritura declara: Não amordaces o boi, quando pisa o trigo. E ainda: O trabalhador é digno do seu salário.)
Explicando algumas palavras:
Merecedor = axiow axioo = Intitule como merecedor. Tenha a devida recompensa.
Dobrados = diplouv diplous = duas vezes mais, a porção principal.
Honorários = timh time = em dinheiro, em preciosidades, em estima.
Afadigam = kopiaw kopiao = sentir fadiga; implicitamente, trabalhar duro, labute, se canse no estudo da palavra.

B. - Vejam as instruções dadas pelo Apóstolo Paulo a Igreja de Corinto a respeito de como eles deveriam sustentar o pastor. (1 Co 9.6-14)

1. -  O pastor tem o direito de deixar de trabalhar para viver somente do ministério. É melhor para Igreja, é melhor para o pastor!  (V:6  Ou só eu e Barnabé não temos direito de deixar de trabalhar?)
2. - O pastor tem o direito de ser sustentado integralmente pelo rebanho porque cuida do mesmo! (V: 7  Quem jamais milita à sua própria custa? Quem planta a vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascenta o gado e não come do leite do gado?)
Tendo apoio total da Palavra de Deus. ( vs 8-9   Digo eu isso segundo os homens? Ou não diz a lei também o mesmo? 9  Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que trilha o grão. Porventura, tem Deus cuidado dos bois?)
3- O pastor deve ser esperançoso e confiante que a Igreja cuidará dele e da sua família. (V: 10  Ou não o diz certamente por nós? Certamente que por nós está escrito; porque o que lavra deve lavrar com esperança, e o que debulha deve debulhar com esperança de ser participante.)
a- A Igreja não os tratará com a mesquinhez da carnalidade mais com a liberalidade da espiritualidade. (V:11 Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito que de vós recolhamos as carnais?)
b- A Igreja obedece as instruções que Deus dá em Sua Palavra concernente aos que vivem dedicados ao serviço pastora. (Vs 13-14  Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que de contínuo estão junto ao altar participam do altar? 14  Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.)

Conclusão

           Querida Igreja! Se vocês observarem e obedecerem às instruções que foram dadas hoje à noite sobre o vosso papel para com o pastor, com certeza o Reino de Deus será rapidamente expandido neste mundo que jaz no maligno, cambaleando para morte.
           Por isso, animemo-nos em obedecer às instruções que estão contidas na Palavra do Senhor! Se alguém não ama o Senhor Jesus Cristo, seja anátema; maranata! Ora vem Senhor Jesus! (1 Coríntios 16:22)

Autor: Pr. Aureliano Colaço da Costa Neto - Igreja Batista Regular no Graciliano Ramo

Nenhum comentário: