Total de visualizações de página

quinta-feira, 3 de junho de 2010

10 Anos de Bençãos!!!

Um missionário presbiteriano que veio para o Brasil no séc. XIX (Simonton), certa vez disse: “o lugar mais seguro para se estar é no centro da vontade de Deus”... Isso é uma GRANDE verdade e pode ser confirmado na prática!

Em três de junho de 2000, na Igreja Batista Água Grande, Deus me deu o privilégio e a honra de ser consagrado ao Ministério Pastoral... Digo privilégio e honra, não pelo título, pois quem me conhece sabe bem que títulos não me significam nada e sim entender e fazer a vontade do Senhor, ex: Felipe não era pastor e foi poderosamente usado por Deus conforme lemos em Atos 8:26-40... Ah mas você pode me dizer, - “Felipe era um oficial da igreja, pois era diácono (Atos 6:5)”. Mas eu te digo que também não precisa ter NECESSARIAMENTE este título (diácono), ou algum outro, para ser usado por Deus... O importante é que seja, se for pra ter título, "pela vontade de Deus"
(ex: 1 Coríntios 1:1, Efésios 1:1, Colossenses 1:1, etc.).

Eu me converti com 17 para 18 anos (agosto de 1989) e como já tocava dois instrumentos (baixo e violão), foi no Ministério de Música (equipe de louvor e num conjunto musical da igreja) onde atuei na igreja nos primeiros anos da minha conversão.

Com 20 para 21 anos, estando na Marinha do Brasil e servindo em Angra dos Reis, Deus me chamou para o Seminário, e até o meu início no Seminário* em 1994, Deus ainda me concedeu algumas experiências que hoje eu creio que foram necessárias para eu nunca duvidar de que realmente era da vontade dEle a minha ida ao Seminário.

Bom, voltando então a três de junho de 2000... Nesta ocasião fui consagrado pastor tendo em vista o ministério auxiliar da igreja, atuando também como pastor de juventude (jovens e adolescentes). Foi uma experiência MUITO importante para a minha vida, apesar de curta!

Em 2001 assumi uma Congregação num bairro próximo da minha residência, a Congregação tinha como igreja mãe a Igreja Batista Central de Irajá. Apesar de poucos adultos, algo em torno de oito a dez, a Congregação era agraciada com mais de quarenta crianças... No entanto havia pessoas com perfil para o ministério infantil atuando lá, o que me deixava mais confortável, pois reconhecia o QUÃO difícil é trabalhar com os pequenos sem ter basicamente este dom (na época), mesmo tendo boa vontade e amor.

Permaneci até agosto de 2003 na direção da Congregação até que Deus levantou um outro pastor para dar continuidade ao nosso trabalho e passei a auxiliar a igreja mãe e seu pastor titular até o final de 2004, trabalhando como professor de EBD e Ministro de Evangelismo e Ação Social... O que mais me determinou a mudar de igreja naquela ocasião (2004 para 2005) foi um insistente convite de um amigo e, PRINCIPALMENTE, o entendimento da vontade do Senhor para a minha vida... Sentia de Deus que aceitando tal desafio naquela igreja bem maior (em estrutura e em número de membros), muito eu iria aprender... E foi exatamente o que aconteceu em virtude das várias oportunidades! No entanto passei mais de um ano orando para ter certeza de que deveria ou não aceitar o convite.

Nota: de abril de 2004 até o início de 2005, apoiamos uma Igreja Batista no município de Saquarema (RJ) num período em que a igreja estava para ficar sem pastor (obs: com o consentimento do pastor, é claro). Neste ano (2004), um ou dois finais de semana eu me ausentava do Rio para ajudar nesta igreja a uns 120 km de onde eu morava. Obs: experiência edificante apesar de cansativa.

De 2005 à 2006 então Deus me deu o privilégio de auxiliar aquele amigo no seu ministério pastoral (titular) na PIB em Olinda (Nilópolis-RJ). Inicialmente atuei apenas no auxílio pastoral aos membros ligados ao Deptº de Música da Igreja (coristas, instrumentistas, etc.) e para atuar na parte técnica indicamos uma jovem Bel. em Música Sacra (STBSB) que eu conhecia há alguns anos. Posteriormente passamos a trabalhar também com os novos convertidos (classe de EBD e Culto dos Novos Convertidos, batizado depois de “Segunda com Deus” em virtude de ser as segundas-feiras) e como pastor de juventude.

Nota: em 2005 foi a minha viagem missionária ao Chile pela JMM, 15 dias na cidade de Rancágua apoiando um casal de missionários da JMM conforme escrevi na postagem de junho de 2009.

2007: apesar do meu amigo ter deixado o pastorado da igreja no final de 2006, Deus colocou no meu coração permanecer mais este ano... Uma das formas que Deus fez para confirmar foi através dos apelos de alguns (novos convertidos e jovens) para permanecermos lá mesmo com a saída do pastor presidente e meu amigo.

De 2008 até a presente data Deus tem me dado à oportunidade de ajudar vários ministérios da PIB de Irajá (obs: ministérios e seus ministros). Desta forma eu e minha esposa temos podido abençoar, de alguma forma, tantos adultos (trabalho com casais) quanto crianças (juniores), além de apoiar no trabalho de missões e em algumas outras coisas que nos solicitam. Esta igreja eu costumo chamar de Universidade, pois tem sido como uma Pós-graduação na minha vida em virtude do grande número de “mestres” talentosos que nos tem ensinado muito. Estou ali para aprender e ser capacitado, mas também para servir! ...E como a vontade de Deus, para nós que estamos presos ao Cronos (em grego Κρόνος) - tempo dos homens, é dinâmica e não estática, busco a cada dia conhecer a vontade dEle à minha vida (Efésios 5:17).

Nota1: 2008 foi um ano MUITO especial, pois foi o ano do meu casamento.
Nota2: sempre conciliei as atividades do ministério com meu trabalho secular (obs: é claro que quanto a isso cada caso é um caso), exemplo: em 2000 enquanto fazia faculdade de Processamento de Dados, fui estagiário de Informática... De 2001 até a presente data, tenho trabalhado como Analista Consultor, Sistema de Gestão Empresarial (ERP) SAP R/3, em diversas empresas que o utilizam. Deus é fiel, tendo deixado a Marinha (1995) pra poder continuar no Seminário, Deus me restituiu anos depois me colocando neste seleto mercado da área de TI (Tecnologia da Informação). Conclusão: nunca deixe de seguir a direção que Deus tem lhe dado, pois Deus é fiel e faz infinitamente mais nas nossas vidas (Efésios 3:20)!!!

Lições Aprendidas nesses 10 anos:

1) Deus usa de várias formas para nos revelar a sua vontade (ex: a Palavra, sermões, circunstâncias, pessoas, etc.), no entanto a paz no coração deve ser também o árbitro. Colossenses 3:15 “Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo.” Se você já é um crente no Senhor Jesus e consequentemente tem o Espírito Santo habitando em você, e não sente paz na decisão e/ou escolha que vai tomar, cuidado... Isto está “com cheiro” de não ser a vontade de Deus, e a vontade dEle é sempre boa, agradável e perfeita (Romanos 12:2).

2) Deus usa aqueles que se dispõe em suas mãos (Isaías 6:8)... Não olhando a capacidade e sim a disponibilidade e a disposição de ser usado e cheio por Ele ( Espírito Santo).
Recentemente, num Retiro de Casais em Penedo (Itatiaia-RJ), Deus usou poderosamente o casal palestrante para nos dizer da importância de ser um vaso vazio nas mãos dEle (Deus). Um provérbio chinês nos ensina: “Oleiro faz um vaso manipulando a argila, mas é o vazio do vaso que lhe dá utilidade.” - Lao Tsé. Que o amado leitor sempre seja então um vaso vazio nas mãos do oleiro Deus!

3) O nosso trabalho no Senhor nunca é em vão (1 Coríntios 15:58), por mais que não vejamos os frutos (ex: o que acontecia comigo quando pastor da Congregação do Quitungo), eles (os frutos) sempre surgirão no tempo de Deus - Kairos (em grego καιρός)! Abaixo algumas fotos dos frutos do nosso trabalho na PIB de Irajá, para a glória de Deus é claro! (obs: quando digo “nosso”, digo meu, da minha esposa, das pessoas do Ministério de Crianças, do Ministério de Educação Cristã e de outros ministérios da igreja; do pastor da igreja (titular) e de outros pastores; dos pais, avós e outros familiares e parentes crentes, entre tantos outros irmãos que só Deus na verdade conhece):

PS: os testemunhos sempre edificam, exemplo: uma vez visitando uma igreja no bairro de Guadalupe (Rio de Janeiro, RJ), o pastor ao invés de pregar falou sobre o seu testemunho de ministério... Narrou, mesmo sem ser longo (ex: 25 a 35 min), dês do início quando Deus o chamou ao ministério até as experiências que ele teve com Deus até chegar ao pastorado daquela igreja. Aquilo foi tudo o que eu precisava ouvir, pois estava vivendo um momento de crise neste sentido e Deus usou-o para confirmar o chamado que tinha pra mim... O mesmo aconteceu quando ouvi o testemunho de um pastor que foi secretário executivo da JMN (Junta de Missões Nacionais), seu testemunho também me falou profundamente, nesta éposa eu já era pastor. Recentemente lendo um blog de um pastor da Assembléia de Deus, fui também MUITO abençoado com a narrativa de como ele começou a sua carreira de escritor (Detalhe: além de pastor ele é escritor da CPAD há 15 anos, com vários livros escritos). Portanto o meu desejo em escrever um pouco da minha experiência não é outro a não ser abençoar àqueles que porventura venham lê-lo, gente que talvez nem me conheça e que através de uma pesquisa na Web venha por ventura encontrá-lo (obs: assim como eu achei o blog do pastor e escritor da AD) e sinta, na leitura do mesmo, Deus falando ao coração. A Deus seja a HONRA e a Glória!

*Seminário Teológico Betel – RJ.

6 comentários:

Bruno e Aline Santos disse...

Graça e Paz! Grande testemunho de vida Pr. Robson. Ele nos mostra como está escrito no Sl. 37:5 que se entregarmos o nosso caminho para o Senhor e confiarmos nEle, certamente Ele cuidará de nós e nunca teremos do que nos arrepender. Que Deus continue te usando poderosamente com estas "postagens que edificam".

Talita disse...

Ei Robson,

São 10 anos de experiências com Deus!
Gostei do seu testemunho sobre o Retiro - aquele pensamento da utilidade do vazio foi ótima!
Por favor, o autor dele é Lao Tsé.
beijinhos pra você e Bete,
Com amor e + + + + + oração,
Talita

Blog de Robson Oliveira disse...

Respondendo dois numa só "tacada"...

Talita,

obrigado por ter acessado e comentado meu Blog, o que é para mim uma grande HONRA... Obrigado também pelo comentário e observação do autor do provérbio chinês (obs: já alterei no texto).

PS: para quem não conhece, Talita realiza junto c/ seu esposo Pr. Elmiro, um EXCELENTE trabalho em nossa igreja como Ministros de Discipulado, além também de atuarem na SEPAL como missionários atendendo diversos pastores e igrejas, das mais variadas denominações e nos vários estados do Brasil (ver http://www.sepal.org.br/)... Inclusive foram os tais palestrantes do Retiro que mencionei na postagem.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Bruno

obrigado pelo comentário... Que Deus o abençoe cada vez mais!!!

Aliás, como você sempre diz, citando suas orações a Deus, "- Senhor, cuide dos meus negócios que eu cuido dos seus"... Realmente, Deus sempre cuida da nossa vida qdo o nosso coração e o nosso foco estão nas coisas do Reino, nas coisas do alto (ex: Mt 6:33; Cl 3:1,2; etc.).

PS: seu comentário também é pra mim uma grande HONRA!

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Deus os abençoe!

Abraços,
Robson, pr.

Dc.Renato e Luciana disse...

Parabéns Pr Robson pelos 10 anos de ministério pastoral. Que Deus continue te abençoando e te usando conforme o querer Dele. Continue sempre firme na caminhada, permaneça sempre fiel, que Deus te honrará em tudo que fizer. Grande abraço para ti e tua esposa !

Glaucio Gama disse...

Pr. Robson, PARABÉNS! Afinal de contas são 10 anos e um grande testemuho de vida.

Uma das grandes bençãos da vida é a experiência em que os anos vividos concedem, é mostrar das oportunidades que temos de aprender a contar os nossos dias.

Os sintomas da felicidade se traduzem no otimismo,na fé, na esperança, no empenho por se ser melhor a cada dia.

Continue firme pelo caminho da verdade, pois em Prov. 21:31 diz que "O cavalo prepara-se para o dia da batalha, mas a vitória vem do SENHOR".

Fraterno Abraço!
Glaucio Gama.

Blog de Robson Oliveira disse...

Renato e Gláucio,

grato pelo comentário... Que Deus os abençoe GRANDEMENTE, usando-os para a Honra e Glória do Seu nome!!!!

"Damos, sempre, graças a Deus por todos vós, mencionando-vos em nossas orações e, sem cessar, recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo" - 1 Tessalonicenses 1:2,3

Abraços,
Robson, pr.